Postagens populares

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

HISTÓRIA DA FAMILIA GOMES DOS SANTOS


                                             Historia da Família Gomes dos Santos


A FAMÍLIA GOMES, entre as inúmeras famílias que entrarram no Pais chega a ser uma das mais numerosas, considerando que em todas as viagens tinha sempre um Gomes saindo de Portugal para as colonias. Foi também uma família muito perseguida desde Portugal devido sua origem anterior de cristãos novos oriundos de uma parte da Peninsula Itálica e da Península Ibérica, quando a Galícia foi invadida por diferentes povos, árabes, judeus e visigodos. Gomes é um sobrenome de origem portuguesa, conforme registros do século IX em que aparece como Gomizi e Gomiz. Em espanhol utiliza-se Gomez e Güemes, sua origem provável vem de uma abreviação do visigodo "Gomoarius" que significaria "Homem de guerra", o qual por vezes foi utilizado como nome próprio. Sendo assim classificado como um patronímico, ou seja baseado no nome do fundador deste tronco familiar. A Família Gomes, segundo alguns, procede da de Portugal apesar de muitos virem da Itália e Espanha, assim como de Paises Africanos houve Patrícios em Roma também. Esse sobrenome também foi adotado por famílias de origem indígena e bandeirantes que desbravaram o interior de São Paulo, por famílias de origem Africana em Minas, no Rio de Janeiro, em São Paulo e Pará e por judeus, os quais desde o batismo foram forçados à conversão religião Cristã, a partir de 1497 em toda a Europa Medieval, os Cristãos novos.

O surgimento da FAMILIA GOMES DOS SANTOS acontece com a união de Pedro Eugênio dos Santos com Josephina Ribeiro Gomes em Curitiba no inicio do século XIX no bairro do Batel onde eram moradores. A família Ribeiro Gomes tradicional família em Portugal deve ter uma ligação com esta do Brasil pois é certo que os avós de Josephina eram nascidos em Portugal , assim como a família Santos que a muitos séculos está no Brasil.
A união de Pedro Eugênio com Josephina não tenho a data porem sabemos que tiveram 6 filhos homens, Wilslander, JOSÉ, Francisco, Reinaldo, Reginaldo e Ivo, destes somente Ivo está vivo em 2011, JOSÉ *21/04/1921 +17/04/2011.
As uniões de Wislander com Natilde Velozo resultaram dois filhos Wislander(landinho) e  Zuleide(falecida)
A união de Franscico com Dorotti Santi resultaram em dois filhos Alaor e Elizabete.
A união de JOSÉ GOMES DOS SANTOS com LEONICE DE LOURDES MENEGOTTO VILLANOVA  resulta em três filhos José Roberto(BETO)quem escreve este Blog  Denise de Lourdes e ainda Mauro Luis Gomes dos Santos.
Reinaldo morre solteiro na casa de JOSÉ e era conhecido como Nadi para a família e Caju para os amigos.
Reginaldo não se tem noticias exatas sobre ele pois sempre foi auxente.
Ivo o mais novo e ainda vivo 20011 casou com Marina e teve só um filho Pedro Orlando.

24 comentários:

  1. Boa noite, meu nome é Grasiele Gomes dos Santos, sou filha de Salvador Gomes dos Santos que é filho de Benedito Gomes dos Santos e Isabel da Cruz Pratis, será que existe algum vinculo?

    Caso queira fazer contato...segue meu e-mail - grasi1503@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grasy que bom saber do teu interesse no passado, minha família tem quase toda a sua historia em Curitiba pois Gomes dos Santos surge da união de meus avos paternos meu pai viveu 91 anos e eu explorava muito seus conhecimentos e não tenho lembranças de ouvir o nome Salvador e Benedito mas gostaria muito de descobrir se existe alguma ligação, você é de qual cidade?

      Excluir
    2. Oi eu sou gilvan alfredo gomes dos santos ..meu avo é henrique gomes dos santos minha mae é Irene gomes dos santos..origem minas gerais belo horizonte...e tenho um primo tiao gomes dos santos...

      Excluir
  2. Meu pai Jayme Gomes dos Santos nascido em Conceição da Barra no ES em 21/12/1898, teria um ancestral comum com vocês?

    ResponderExcluir
  3. Meu pai Jayme Gomes dos Santos nascido em Conceição da Barra no ES em 21/12/1898, teria um ancestral comum com vocês?

    ResponderExcluir
  4. Meu biza vo se chamava Daniel Gomes dos santos eu tô indo atrás da árvore genealógica se tiver alguma parentesco me mande um email dossantosdigiana@Gmail e da família do meu pai obrigada

    ResponderExcluir
  5. Meu biza vo se chamava Daniel Gomes dos santos eu tô indo atrás da árvore genealógica se tiver alguma parentesco me mande um email dossantosdigiana@Gmail e da família do meu pai obrigada

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,meu pai se chama Walfrido Gomes dos santo, e eu sou o filho mais novo me chamo Walfrido Gomes dos santos Filho. Pois não sei muito sobre a família gomes tudo que eu sei é que meu pai era de Caruaru. Uma disse do interior do Agreste de Pernambuco é que ele era proprietário de terras. Pois foi lá que me criei, junto com meus irmãos. Sempre vivemos do ramo de olaria. Onde fabricavam tijolos artesanal as décadas de 1960 a 1980. Gostaria de saber mais sobre esta família tão extensa.

    ResponderExcluir
  8. o meu pai e salvador gomes dos santos ele foi embora de casa eu tinha 1e 4 meses de idade hoje tenho 49 anos ele nunca deu notícia não conhecir mãe pai dele que era falecido mais gostaria de encontra se alguém achar uma semelhança comigo minha mãe falou que eu pareço muito com ele .

    ResponderExcluir
  9. Sou Harlen Danilo Gomes dos Santos minha genealogia é de Minas gerais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desulpa vi sua publicaçao...meu avo é henrique gomes dos santos..minha mae é Irene gomes dos santos..e minha mae tem um sobrinho sebastiao gomes dos santos...minha familia é de minas gerais...

      Excluir
  10. Olá meu nome é varsilei Gomes dos Santos gostaria muito de saber notícias dessa família Gomes dos Santos sou filho de valdenor Gomes dos Santos mais conhecido por kennys. Qui é filho de juventino Gomes dos Santos e ana maria de Jesus não sei muito sobre eles só sei que eram em 12 irmãos mas não sei o nome de todos e nem conheço na verdade más gostaria de conhecer

    ResponderExcluir
  11. Sou Marines Gomes dos Santos filha de Fioravante Gomes dos Santos e veronilda Maria dos Santos meus avós Octaviano Gomes dos Santos e brígida rosa favaro Gomes dos Santos

    ResponderExcluir
  12. Boa noite,
    Procuro a família Gomes dos Santos. Este é meu https://www.familysearch.org/tree/person/details/L5CG-PDR
    Estou com imensa dificuldade em obter informações dos Gomes dos Santos que habitavam o interior do Ceará.

    Podem me ajudar?

    Luciano de Andrade Gomes

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, me chamo Adriana e estou a procura dos meus ancestrais. Meu pai chamava-se Almir Gomes dos Santos seu pai Antônio Gomes dos Santos e seu avô(meu bisavô) Domingos Gomes dos Santos oriundo de Portugal, será alguma ligação com esta família?
    Tios Etelvina Gomes dos Santos(parece fugiu de casa, nunca souberam seu paradeiro)
    Isolina, Florência, Olímpio e Vivinho(acredito ser apelido) todos com o sobrenome Gomes dos Santos. Se puderem né ajudar, desde já grata.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, me chamo Adriana e estou a procura dos meus ancestrais. Meu pai chamava-se Almir Gomes dos Santos seu pai Antônio Gomes dos Santos e seu avô(meu bisavô) Domingos Gomes dos Santos oriundo de Portugal, será alguma ligação com esta família?
    Tios Etelvina Gomes dos Santos(parece fugiu de casa, nunca souberam seu paradeiro)
    Isolina, Florência, Olímpio e Vivinho(acredito ser apelido) todos com o sobrenome Gomes dos Santos. Se puderem né ajudar, desde já grata.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, me chamo Adriana e estou a procura dos meus ancestrais. Meu pai chamava-se Almir Gomes dos Santos seu pai Antônio Gomes dos Santos e seu avô(meu bisavô) Domingos Gomes dos Santos oriundo de Portugal, será alguma ligação com esta família?
    Tios Etelvina Gomes dos Santos(parece fugiu de casa, nunca souberam seu paradeiro)
    Isolina, Florência, Olímpio e Vivinho(acredito ser apelido) todos com o sobrenome Gomes dos Santos. Se puderem né ajudar, desde já grata.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de localizar familiares em portugal com sobrenome gomes dos santos

    ResponderExcluir
  17. Sou da família Gomes dos Santos e hoje moro em São Lourenço da Mata - Pe. Sei que minha descendência e portuguesa e desejo muito encontrar familiares em portugal.!

    ResponderExcluir
  18. Tenho ou tinha um tio por nome de Antônio Gomes dos Santos
    Nós somos da região de frei Gaspar ouro verde e Teófilo Otoni mg
    Meu tio sumiu há muitos anos
    O nome da minha bisavó era Isabel viana e o pai dele era Francisco
    O nome da minha vó e Laurinda tem mais irmãos peço que se alguém souber notícia pelo menos dos familiares dele que entre em contato comigo imagino que meu tio não deve tá mais vivo . fiquei sabendo que ele estava em Nanuque Minas gerais
    leninhabatistalima01@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Meu nome e José mafram Gomes dos santos.filho de Alvino Gomes dos santos.filho de Antônio Gomes dos santos.so tem eu da descendência do meu pai todos já morreu.somos de minas gerais.cidade Almenara.

    ResponderExcluir
  20. Meus sobrenome é Gomes dos Santos,e meu sonho é descobrir minha árvore genealógica. Amo o meus sobrenomes.

    ResponderExcluir
  21. Olá, sou Adriana Gomes dos Santos e estou a fazer a árvore genealógica da família por parte de pai, minhas tias dizem que meu bisavô, Domingos Gomes dos Santos, era português, mas nada tem
    para comprovar,a não ser relatos do pai, na caso meu avô, Antonio Gomes dos Santos, nascido em 1897 em Maricá RJ. Meu pai diz que ele deu continuidade no sobrenome, assim como neu bisavô,"Gomes dos Santos" vem por parte dos homens.
    Será teríamos alguma conexão? Agradeço qualquer ajuda a respeito.

    ResponderExcluir